• 21 2245 5980
  • Rua do Catete, 311, sl. 711, Largo do Machado | RJ

Exame rápido e indolor e não necessita de preparo do paciente

team member single image

Doppler Vascular

 

Um exame de Doppler Scan Vascular é um procedimento indolor que utiliza as imagens obtidas por ultra-sonografia, associadas à análise das ondas de som de alta freqüência, que fazem uma análise do fluxo do sangue no interior dos vasos (Doppler).

 

Todos os exames de ultra-som utilizam ondas sonoras de alta freqüência e ecos, para obter imagens de estruturas do interior do corpo. Tipos diferentes de sinais são produzidos quando o feixe de ondas sonoras é dirigido a um local particular e as ondas são ricocheteadas no órgão ou tecido do corpo.

O princípio da formação das imagens de ultra-som é muito parecido com a do método do sonar (usado por navios da marinha para descobrir submarinos, ou por barcos de pesca para localizar grandes cardumes de peixe). O padrão dos ecos forma uma imagem bastante acurada do órgão que está sendo examinado, neste caso, as veias, que transportam o sangue de volta ao coração.

 

O exame de Doppler Scan Vascular pode ser utilizado tanto para obter imagens e sons das artérias (Doppler Scan Arterial), como imagens e sons das veias (Doppler Scan Venoso).

 

Indicações

A razão mais importante para a realização de um exame de Doppler Scan Venoso dos membros inferiores é procurar por um coágulo de sangue, que se localiza nas veias da perna, nos casos de trombose venosa. Estes coágulos podem se soltar e seguir para os pulmões, onde podem causar uma condição de risco chamada "embolia pulmonar". Se diagnosticado em tempo, existem tratamentos que podem impedir esta ocorrência.

Mas a razão mais freqüente e comum pela qual este exame é realizado é a avaliação de quadros de edema secundário a varizes dos membros inferiores, principalmente quando se deseja indicar uma cirurgia, ou avaliar se existe comprometimento do sistema venoso profundo. Em pessoas com veias varicosas, as válvulas que existem no interior das veias e que facilitam o movimento do sangue na direção certa, podem estar danificadas. O exame de Doppler Scan Venoso pode ser importante para ajudar a definir uma indicação cirúrgica.