• 21 2245 5980
  • Rua do Catete, 311, sl. 711, Largo do Machado | RJ

Ecocardiograma feito por médicos especialistas

team member single image

Ecocardiograma

O que é?
O ecocardiograma é um exame de ultrassom que avalia o funcionamento do coração. Os resultados são mais detalhados do que os obtidos em um raio-x, além de não expor o paciente à radiação.
O dispositivo capta as ondas sonoras que são emitidas por todas as partes do coração. Esses ecos são transformados em imagem e exibidos em um monitor, permitindo ao médico analisar todas as características do coração do paciente.


Quando o exame é pedido?
O ecocardiograma pode ser usado para diagnosticar ou acompanhar diversas doenças. Confira algumas delas:
Acompanhar e diagnosticar cardiopatias congênitas, bem como observar os efeitos de uma cirurgia feita para o tratamento dessas doenças
Checar o funcionamento do coração após um infarto
Identificar as causas de insuficiência cardíaca
Diagnosticar doenças do pericárdio
Para acompanhamento do feto durante a gravidez.

 

Grávida pode fazer?
Não há contraindicações expressas para o exame em gestantes, principalmente a ecocardiografia transtorácica, que é utilizada inclusive como parte dos exames pré-natais. Outros tipos de ecocardiograma podem ter sua utilidade discutida com o médico ou médica.

 

Contraindicações
São raras as contraindicações para realização do ecocardiograma, no entanto, o transesofágico pode ser contraindicado para quem tem doenças graves do esôfago como câncer do esôfago ou estenose esofágica. Na dúvida, converse com seu médico ou médica.

 

Preparo para o exame
Não é necessária qualquer preparação especial para os ecocardiogramas transtorácico ou com Doppler.

Entretanto, para o ecocardiograma sob estresse o paciente pode ser orientado a não ingerir alimentos muito pesados horas antes do exame, a fim de prevenir qualquer tipo de náusea ou enjoo em decorrência da atividade física ou injeção medicamentosa. Além disso, é recomendado usar roupas e sapatos confortáveis.
Para o ecocardiograma transesofágico é necessário jejum de seis horas antes da realização do exame. Além disso, pode ser necessário remover próteses dentárias antes do exame. Pelo fato de o ecocardiograma transesofágico ser feito sob o efeito de anestesia, você não terá autorização para dirigir ou sair sozinho do hospital - dessa forma, é necessário um acompanhante.


Como é feito?
O paciente é deitado de costas ou sobre o lado esquerdo em uma cama ou mesa. Uma pequena quantidade de gel vai ser esfregada no lado esquerdo do peito para ajudar a apanhar as ondas sonoras, e então é utilizado o transdutor para captar as ondas sonoras e formar as imagens.
Esse dispositivo captura as ondas sonoras de alta frequência e as envia para um monitor, que exibe imagens do coração, parte superior do abdômen e área próxima ao mamilo esquerdo. O transdutor captura os ecos das ondas sonoras e os transmite na forma de impulsos elétricos. A máquina de ecocardiograma converte esses impulsos elétricos em imagens animadas do coração.
O médico ou médica pode solicitar que o paciente inspire e expire lentamente ou prenda a respiração. O transdutor é geralmente movido para diferentes áreas do seu peito que oferecem vistas específicas de seu coração. Também podem ser tiradas fotografias bidimensionais ou tridimensionais, a depender de qual parte do coração precisa ser examinada.


Tempo de duração do exame

O teste geralmente leva de 30 a 60 minutos para ser feito.

Cuidados após o ecocardiograma
A maioria das pessoas não sente qualquer efeito adverso após um ecocardiograma.