O tratamento preventivo é de grande importância para o aumento de qualidade de vida. Devemos tratar do corpo humano não só de forma corretiva, mas, principalmente, preventiva. É imprescindível fazer exames preventivos ao longo de toda a vida, desde o nascimento, independentemente da manifestação de quaisquer sintomas e, sobretudo, baseando-se no histórico familiar.
Com isso, podemos nos antecipar à doença e agir de forma curativa e não paliativa, quando nada mais pode ser feito além de evitar os sintomas manifestos. Por esse motivo, a CardioRio aconselha todos a praticarmos os 5 passos da prevenção:
1 – Faça um check-up
Mesmo que não haja sintoma de qualquer doença, conforme as recomendações abaixo, respeitando-se as diversas fases da vida:
a. Do pré-natal aos 15 anos de idade – Pediatra e Dentista
b. Dos 15 aos 35 anos – Clínico Geral, Dentista e Ginecologista
c. Dos 35 aos 120 abis, cinco especialistas:
1.Oftalmologista / 2. Dentista / 3.Cardiologista / 4.Clínico Geral ou Gastroenterologista / 5. Ginecologista / Urologista
Lembre-se , estamos querendo trabalhar a prevenção dos diversos órgãos do corpo humano.
2 – Tenha Hábitos Saudáveis
Mudar hábitos não saudáveis de vida, tais como fumos, exagero na bebida alcoólica, má alimentação (abuso no sal, frituras, gorduras, doces e refrigerantes).
3 – Faça Exercícios
Pelo menos 4 a 5 dias na semana e de forma continua, por 30 minutos a 1 hora
4 – Conheça a sua genética
É muito importante o conhecimento das diversas doenças nos familiares: avós, irmãos, tios de primeiro grau e, principalmente país, como auxilio no diagnóstico médico.
5 – Guarde os seus exames
Em ordem cronológica, e em uma pasta própria (Prontuario de Saúde), que deverá ser levada sempre a toda consulta (com qualquer especialista), na realização dos exames, cirurgias, no atendimento em serviços de emergência, nas consultas ambulatoriais, etc. A organização facilitará suas consultas e exames.
Agende aqui seu exame