Teste ergométrico

O que é o Teste Ergométrico?


Também conhecido como teste de exercícios, é o exame médico que verifica as respostas clínica, hemodinâmica, autonômica, eletrocardiográfica, metabólica e eventualmente ventilatória do paciente submetido a uma atividade que requer esforço físico em uma esteira.

Como ele é feito?
Consiste numa caminhada em esteira ergométrica com duração entre 10 e 15 minutos, onde o médico cardiologista avalia as alterações clínicas, os sintomas e o eletrocardiograma do paciente antes, durante e após o esforço.

Preparo para teste ergométrico

  • Trazer o “Pedido do Exame” e “Lista das Medicações” utilizadas
  • Utilizar roupas apropriadas para o exercício como tênis ou sapato com sola de borracha, bermuda ou calça de ginástica, Top ou sutiã (para mulheres)
  • Trazer toalha e lâmina de barbear (para homens)
  • Não utilizar nenhum tipo de creme, óleo ou hidratante no corpo
  • Não ficar em jejum. Fazer uma alimentação leve 2 horas antes do exame
  • Não ingerir alimentos com CAFEINA (Café, chocolate, refrigerantes, chá, energéticos e achocolatados)
  • No dia do exame não consumir bebidas alcoólicas, não fumar nem fazer exercícios

Principais perguntas

Veja todas as informações que você precisa saber para realizar seu teste ergométrico com mais segurança e tranquilidade
1O Teste Ergométrico pode ser realizado em crianças?
A idade mínima para a realização do Teste Ergométrico na clínica CardioRio Exames é de 12 (doze) anos de idade. Pacientes com menos de 18 anos devem vir acompanhados por um responsável legal.
2O Teste Ergométrico pode ser realizado em gestantes?
Não, esta é uma contraindicação relativa para a realização do exame.
3Posso tomar minhas medicações de uso contínuo no dia do Teste Ergométrico?
Sim. As medicações só devem ser suspensas por ordem do médico que solicitou o exame.
4Quais as indicações para realização do Teste Ergométrico?
O exame é indicado para identificar e avaliar o prognóstico de doenças cardiovasculares como angina, infarto do miocárdio, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca e outras. É importante para avaliar a eficácia do tratamento de doenças cardiovasculares e também é útil para avaliar a capacidade funcional, condição aeróbica e prescrever exercícios. (1)
5O Teste Ergométrico tem alguma contraindicação?
Não devem realizar o teste ergométrico pacientes com arritmias graves, estenoses valvares moderadas a grave, angina instável e infarto agudo do miocárdio recente. Pacientes com lesão de tronco de coronária esquerda, síncopes, bloqueio átrio ventricular de alto grau, presença de desfibrilador Implantado ou marca-passo, insuficiência cardíaca avançada, hipertensão pulmonar e cardiomiopatia hipertrófica devem realizar o exame apenas em ambiente hospitalar. (1)
6Existe algum risco na realização do Teste Ergométrico?
O risco de ocorrer algum problema grave como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico ou morte durante o exame é baixíssimo, menor que 1 paciente a cada 10.000 exames. Problemas com baixa gravidade também são incomuns, mas podem ocorrer arritmias leves, hipertensão refratária, desmaios e quedas. (1)
7Posso sentir alguma coisa durante o Teste Ergométrico?
Embora não sejam comuns podem ocorrer tonteira, dor de cabeça, dor nos braços e nas pernas.
8 Qual a sensibilidade, especificidade e valor preditivo do Teste Ergométrico para isquemia no coração?
Estudos mostram que a sensibilidade e especificidade situam-se em torno de 70%. O valor preditivo, no entanto, varia muito (entre 20 e 80%) dependendo da prevalência de doença na população. (1,2)
9Existe algum exame que possa substituir o Teste Ergométrico?
Dependendo do tipo de investigação que o médico assistente esteja realizando, ele pode optar, em pacientes com dificuldade de caminhar ou com algumas alterações do eletrocardiograma basal, por outros exames, como: cintilografia miocárdica, ecocardiograma de estresse, ou outros. Estes exames são, porém, invasivos e submetem o paciente a utilização de medicações ou contrastes injetáveis.